Você sabe o que é RQE?

Você sabe o que é RQE?
Fique de olho

RQE: saiba o que é e porque é obrigatório

 

O Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) é o documento que atesta junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) a sua formação em determinada especialidade médica. Ele é obrigatório para todos (as) os (as) médicos (as) que possuem certificado de conclusão de Residência Médica – devidamente registrado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) – e/ou Título de Especialista emitido e registrado pela Associação Médica Brasileira (AMB).

De acordo com o Artigo 117 do Código de Ética Médica, um médico sem RQE não pode se divulgar especialista – seja em publicidade comercial ou em documentos como atestados, carimbos e receituários. Por isso a obrigatoriedade do registro protege o (a) médico (a) de possíveis dilemas éticos no exercício da sua atividade. Além disso, quando você registra a sua especialidade no Conselho, toda a sociedade passa a ter acesso a esta informação, pois fica disponível no site do Cremeb, através da ferramenta gratuita de busca de médicos, prestando mais segurança e clareza para o paciente.

Se você concluiu Residência Médica ou possui Título de Especialista solicite o seu RQE. A solicitação e o recebimento do número de registro são totalmente on-line e seguros, tornando o processo rápido e cômodo. Basta fazer o login na área restrita do Portal Cremeb, preencher o requerimento, que é autoexplicativo, e anexar o Título de Especialista ou o Certificado de Residência Médica (frente e verso) em formato ‘pdf’ ou ‘jpg’.

 

 

 

https://www.cremeb.org.br/index.php/noticias/rqe-saiba-o-que-e-e-porque-e-obrigatorio/